Pesquisar este blog

sábado, 14 de novembro de 2015

Classificação para a Copa do Brasil via campeonatos estaduais

O regulamento da Copa do Brasil 2016 prevê que seis clubes se classificarão diretamente para as oitavas de final: os cinco clubes classificados para a Libertadores e o clube melhor classificado na série A do Brasileirão que não disputar a Libertadores. 

Essa última vaga poderá ser ocupada pelo 5ª ou 6ª colocado do Brasileirão (essa colocação dependerá da posição final que o campeão da Copa do Brasil ocupará na série A).

O regulamento prevê ainda que será aberta uma nova vaga para a Copa do Brasil nos estados desses seis clubes, caso ele já tenha se classificado anteriormente para a Copa do Brasil 2016 via estadual.

Atualmente 14 clubes ainda podem ficar entre os seis primeiros colocados no Brasileirão: Corinthians, Atlético/MG, Grêmio, Santos, São Paulo, Internacional, Sport, Ponte Preta, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Atlético/PR, Fluminense e Chapecoense.

Corinthians e Atlético/MG já asseguraram matematicamente a vaga para a Libertadores 2016 pelo Brasileirão e Santos e Palmeiras disputarão o título da Copa do Brasil 2015. Como esses quatros times já estavam classificados para a Copa do Brasil 2016 via estaduais, São Paulo (4º colocado no Paulistão), Ponte Preta (5ª colocada no Paulistão) e América/MG (5º colocado no campeonato Mineiro) herdarão as vagas na Copa do Brasil através dos campeonatos estaduais.

Desse modo, ainda existem três vagas em aberto para as oitavas de final da Copa do Brasil 2016 e as seguintes possibilidades de classificação via estaduais podem ocorrer caso os clubes abaixo passem a ocupar alguma dessas três vagas:

- Se São Paulo, Ponte Preta e o vice-campeão da Copa do Brasil (Santos ou Palmeiras) ocuparem três vagas: Red Bull Brasil, Botafogo/SP e XV de Piracicaba ocupariam as vagas distribuídas pelo campeonato paulista.
- Se apenas dois clubes dentre São Paulo, Ponte Preta e o vice-campeão da Copa do Brasil (Santos ou Palmeiras) ocuparem duas vagas: Red Bull Brasil e Botafogo/SP ocupariam duas das vagas distribuídas pelo campeonato paulista.
- Se apenas um clube dentre São Paulo, Ponte Preta e o vice-campeão da Copa do Brasil (Santos ou Palmeiras) ocupar uma vaga: o Red Bull Brasil ocuparia uma das vagas distribuídas pelo campeonato paulista.
- Se Grêmio e Internacional ocuparem duas vagas: Juventude e Ypiranga ocupariam duas das vagas distribuídas pelo campeonato gaúcho.
- Se apenas um clube dentre Grêmio e Internacional ocupar uma vaga: o Juventude ocuparia uma das vagas distribuídas pelo campeonato gaúcho.
Se Flamengo e Fluminense ocuparem duas vagas: Madureira e Macaé ocupariam duas das vagas distribuídas pelo campeonato carioca.
- Se apenas um clube dentre Flamengo e Fluminense ocupar uma vaga: o Madureira ocuparia uma das vagas distribuídas pelo campeonato carioca.
- Se o Sport ocupar uma vaga: o Central ocuparia uma das vagas distribuídas pelo campeonato pernambucano.
- Se o Cruzeiro ocupar uma vaga: o Villa Nova ocuparia uma das vagas distribuídas pelo campeonato mineiro.
- Se o Atlético/PR ocupar uma vaga: as vagas do campeonato parananense não seriam redistribuídas, já que o Atlético/PR não possui vaga via estadual.
- Se a Chapecoense ocupar uma vaga: o Metropolitano ocuparia uma das vagas distribuídas pelo campeonato catarinense.

Em resumo, as seguintes equipes ainda podem obter vaga para a Copa do Brasil 2016 dependendo da classificação final da série A do Brasileirão:
- Red Bull Brasil
- Botafogo/SP
- XV de Piracicaba
- Juventude
- Ypiranga/RS
- Madureira
- Macaé
Central/PE
Villa Nova/MG
Metropolitano/SC

7 comentários:

  1. Vai Botafogo!!!!!!!!!!!!!
    Maior do interior!!! Tamu voltando com força total

    ResponderExcluir
  2. FOOOGOOOOO!!!!!

    tamo quase lá!

    ResponderExcluir
  3. e agora? com o palmeiras campeão da copa do brasil? O Bota entra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não. Precisa torcer para que o Santos termine o Brasileirão em 5º.
      Segue link do post com a análise atualizada após a final da Copa do Brasil:
      http://rankingcbf.blogspot.com.br/2015/12/classificacao-para-copa-do-brasil-via.html

      Excluir