Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

[Copa do Brasil 2016] Critérios de Classificação para a Copa do Brasil 2016 - Atualização

O regulamento da Copa do Brasil prevê que ela será disputada por 86 clubes. A distribuição das vagas se dá da seguinte maneira:

- 70 vagas via campeonatos e copas estaduais
- 10 vagas para os clubes mais bem colocados no ranking da CBF que não se classificaram via competições estaduais
- 6 vagas para os clubes que disputarão a Libertadores 2016 (esses clubes estarão classificados diretamente para as oitavas de final da Copa do Brasil e por isso será aberta uma nova vaga para a Copa do Brasil em seu estado, caso esse clube já tenha se classificado anteriormente via campeonato ou copa estadual).
OBS1: caso apenas 5 times brasileiros disputem a Libertadores, a 6ª vaga para as oitavas de final será dada ao clube melhor classificado na série A do Brasileirão que não disputará a Libertadores.
OBS2: Caso um clube brasileiro seja campeão da Copa Sulamericana 2015 (obtendo vaga também para a Libertadores do próximo ano), ele não poderá disputar a Copa do Brasil 2016, já que obrigatoriamente terá que disputar a Sulamericana 2016. Nessa situação, a vaga direta para as oitavas de final da Copa do Brasil será repassada ao clube melhor classificado na série A do Brasileirão que não disputará a Libertadores.

Enquanto a Copa do Brasil 2015 e a Sulamericana 2015 (que dão vagas para a Libertadores 2016) não terminam, será considerado que os seis primeiros colocados no Brasileirão atualmente serão os clubes que estarão pré-classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil 2016. Caso algum desses clubes já tenha se classificado anteriormente para a Copa do Brasil 2016 via estadual, será aberta uma nova vaga em seu estado.

De acordo com a classificação parcial do ranking de federações da CBF, o estado de Santa Catarina ultrapassou Rio Grande do Sul e Paraná, chegando na 4ª posição do ranking e passando a ter direito a quatro vagas na Copa do Brasil 2016 (em 2015 tinha direito a apenas 3 vagas). Desse modo, o estado do Paraná, que por enquanto está ocupando a 6ª posição no ranking, está perdendo uma vaga na Copa do Brasil 2016 (terá direito a apenas 3 vagas).

Além disso, o estado do Espirito Santo segue na 23ª posição do ranking de federações e desse modo passará a ter direito a apenas uma vaga na Copa do Brasil 2016 (até 2015 o estado tinha direito a uma segunda vaga, onde o clube classificado disputava uma fase preliminar com o segundo representante do Acre).

Essa nova configuração de vagas já será considerada nas análises.

Até o momento 65 equipes já se classificaram via campeonatos e copas estaduais. As outras nove vagas virão de competições que serão ou já estão sendo disputadas no segundo semestre.

- AC: Rio Branco e Galvez
- AL: CRB, Coruripe e ASA
- AP: Santos/AP
- AM: Nacional e Princesa do Solimões
- BA: Bahia, Vitória da Conquista e uma vaga para o campeão da Copa Governador do Estado da Bahia
- CE: Fortaleza, Ceará e uma vaga para o campeão da Copa Fares Lopes
- DF: Gama e Brasília
- ES: Rio Branco (em 2016 deixará de ter direito a uma segunda vaga, em que o clube classificado disputava uma fase preliminar com o segundo representante do Acre)
- GO: Goiás, Aparecidense e Goianésia
- MA: Imperatriz e Sampaio Côrrea
- MT: Cuiabá, Operário e uma vaga para o campeão da Copa Governador do Estado da Mato Grosso
- MS: Comercial e Ivinhema
- MG: Atlético/MG, Caldense, Cruzeiro e Tombense
- PA: Remo, Independente e Parauapebas
- PB: Campinense e Botafogo/PB
- PR: Operário, Coritiba e Londrina (apenas três vagas conforme novo ranking de federações)
- PE: Santa Cruz, Salgueiro e Sport
- PI: River e Parnahyba
- RJ: Vasco, Botafogo/RJ, Flamengo, Fluminense e uma vaga para o campeão da Copa Rio
- RN: América/RN, ABC e Globo
- RS: Internacional, Grêmio, Brasil de Pelotas e Lajeadense
- RO: Genus
- RR: Náutico/RR
- SC: Joinville, Figueirense, Chapecoense, Inter de Lages (quatro vagas conforme novo ranking de federações)
- SP: Santos, Palmeiras, Corinthians, Ferroviária e uma vaga para o campeão da Copa Paulista
- SE: Confiança e Estanciano
- TO: Tocantinópolis

4 comentários:

  1. Grande Blog!!! To acompanhando todo dia e de olho nas atualizações dos clubes paulistas. O campeão da copa do brasil sendo paulista!! Santos ou Palmeiras. Abre mais uma vaga para os melhores rankeados do campeonato paulista 2015?

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A situação das vagas na Copa do Brasil pelo campeonato paulista vai depender da quantidade de clubes paulistas entre os pré-classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem (os cinco classificados para a Libertadores e o time melhor colocado no Campeonato Brasileiro que não se classificar para a Libertadores).
      Como o Corinthians já está matematicamente classificado para a Libertadores e o campeão da Copa do Brasil será um clube paulista, a federação de São Paulo já tem dois clubes garantidos nas oitavas de final da CB 2016.
      Na pior hipótese (apenas dois times paulistas entre os seis), se classificariam para a Copa do Brasil via Paulistão os seguintes times: o perdedor da final da CB 2015 (Santos ou Palmeiras), São Paulo e Ponte Preta.
      A melhor das situações aconteceria se os cinco paulistas participantes do Brasileirão conseguissem se classificar para as oitavas de final da CB 2016: Corinthians, Santos, Palmeiras, São Paulo e Ponte Preta. Nessa situação se classificariam para a Copa do Brasil do ano que vem: Red Bull Brasil, Botafogo/SP e XV de Piracicaba.
      Além dos clubes citados acima, São Paulo terá ainda na Copa do Brasil 2016 a Ferroviária (campeã da série A2 do Paulistão) e o campeão da Copa Paulista.

      Excluir
  2. nesse caso qual o cenário diante da situação atual, uma vez que o regulamento não ficou muito claro nesse aspecto. o santos se classificou via paulistão devido ao palmeiras ter vencido a copa do brasil desse ano e o corinthians e o são paulo se classificaram pelo brasileiro. pra quem vão as vagas do paulistão?

    ResponderExcluir
  3. As classificações de Corinthians, São Paulo e Palmeiras para a Libertadores abriram novas vagas no Paulistão.
    Com isso, as cinco vagas de São Paulo foram distribuídas da seguinte forma:
    - Santos: 1º lugar no Paulista
    - Ponte Preta: 5º lugar no Paulista (entrou na vaga do Palmeiras, que ficou em 2º no Paulista)
    - Red Bull Brasil: 6º lugar no Paulista (entrou na vaga do Corinthians, que ficou em 3º no Paulista)
    - Ferroviária: campeã da série A2 do Paulista
    - Linense: campeão da Copa Paulista

    ResponderExcluir