Pesquisar este blog

sábado, 16 de maio de 2015

[Ranking] - Critérios para pontuação no ranking

Serão adotados os seguintes critérios de pontuação para o ranking:

Copa do Brasil:
- Pontuação de acordo com a fase atual em que cada time se encontra. Exemplo: 200 pontos para Atlético/MG, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Internacional e São Paulo por já estarem classificados previamente para as oitavas de final; 100 pontos para Criciúma e Flamengo por já terem se classificado para a terceira fase; 50 pontos para os times que ainda estão disputando a segunda fase.

Campeonato Brasileiro Série A:
- Pontuação de acordo com a posição atual de cada clube na tabela, ou seja, entre 800 pontos (1º colocado) e 432 pontos (20º colocado).

Campeonato Brasileiro Série B:
- Pontuação de acordo com a posição atual de cada clube na tabela, ou seja, entre 400 pontos (1º colocado) e 216 pontos (20º colocado).

Campeonato Brasileiro Série C:
-  Como se classificam 8 times para a segunda fase da série C (4 de cada grupo), será considerada a pontuação do 8º colocado (132 pontos) para os times que estiverem se classificando em cada grupo ao fim da rodada. 
- Os times que estiverem sendo rebaixados (9º e 10º de cada grupo) serão agrupados e classificados entre a 17ª e a 20ª posição de acordo com a sua pontuação.
- Os times que estiverem entre a 5ª e a 8ª posição de seus grupos serão agrupados e classificados entre a 9ª e a 16ª posição de acordo com a sua pontuação.

Campeonato Brasileiro Série D:
-  Como se classificam 16 times para a segunda fase da série D (2 de cada grupo), será considerada a pontuação do 16º colocado (58 pontos) para os times que estiverem se classificando em cada grupo ao fim da rodada. 
- Os times que estiverem entre a 3ª e a 5ª posição de seus grupos serão agrupados e classificados entre a 17ª e a 40ª posição de acordo com a sua pontuação (lembrando que de acordo com os critérios da CBF, a partir da 23ª posição a pontuação é a mesma para todos os clubes: 51 pontos).

Ranking de Federações:
- Cada federação receberá a pontuação equivalente ao somatório de pontos atual de seus clubes.

OBS: De acordo com os critérios de pontuação adotados pela CBF (Convenção de Pontos do RNC), os pontos obtidos em 2015 possuem peso 5. Exemplo: o clube que estiver na 1ª colocação da série A, receberá uma pontuação de (800 pontos) X (peso 5) = 4000 pontos.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela página. Também faço acompanhamento do Ranking da CBF e principalmente do ranking de federações. Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana!
      E infelizmente o ranking da CBF é muito pouco divulgado durante o ano.
      Parece que as federações e alguns clubes menores esquecem que as vagas para as competições do próximo ano dependem desse ranking.
      Ainda não vi nada na imprensa sobre o fato de o Paraná estar prestes a perder uma vaga na Copa do Brasil, o que tiraria o Foz do Iguaçu da competição. Pior que acho que os regulamentos dos estaduais nem preveem essa possibilidade.
      Só fiquei sabendo de algo parecido no ES: a copa ES que dava uma vaga para a Copa do Brasil passou a prever que no caso de o ES perder a segunda vaga da Copa do Brasil, essa competição dará uma vaga para a Copa Verde.

      Excluir
  3. Pois é.
    O regulamento do PR prevê 4 vagas na Copa do Brasil, enquanto o regulamento de SC nem prevê a possibilidade dessa 4ª vaga. Por SC, há a previsão de 1º e 2º ficarem com vagas na Copa do Brasil enquanto a 3ª vaga do estado ficaria com o Campeão da Copa SC. Ocorre que, com 4 times na série A, SC está na iminência de ter uma outra vaga, o que poderia criar um impasse entre o 3º do Estadual (Chapecoense) e o 2º da Copa SC.
    Trabalhar com o ranking é algo que parece extremamente distante das mentes dos nossos cartolas.
    O caso mais esdrúxulo que já acompanhei foi o campeonato pernambucano de 2013, que previa 4 vagas para a Copa do Brasil do ano seguinte. Ocorre que PE só tem direito a 3 vagas. hahaha!! Quando 4 pernambucanos disputaram até então, uma vaga era pelo ranking CBF. Quem acreditou no conto do vigário e se deu mal foi o Ypiranga, 4º do estadual.

    ResponderExcluir
  4. Ah, mudei de nick de Ed Taylor para Curuense.
    Abração!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Hahaha... Os cartolas de PE foram muito criativos na criação do regulamento.
    É muita desorganização!
    Abraços

    ResponderExcluir